Musicoterapia
A Musicoterapia é uma área de estudo dedicada à análise dos impactos da música e da aplicação de experiências musicais, que ocorrem durante a interação entre o musicoterapeuta e os indivíduos atendidos.
O objetivo da prática da Musicoterapia é promover o aumento das oportunidades de expressão e ação, tanto em contextos individuais quanto em grupos, comunidades, organizações, instituições de saúde e na sociedade em geral. Isso abrange esforços voltados para promoção da saúde, prevenção de problemas, reabilitação e a transformação de ambientes sociais e comunitários.
O propósito é evitar qualquer dano ou limitação no processo de desenvolvimento do potencial das pessoas e das comunidades.
As canções, movimentos rítmicos corporais e brinquedos utilizados no grupo proporcionam uma abordagem sensorial e motora única. As atividades musicais estimulam não apenas a percepção auditiva e a coordenação motora, mas também a expressão emocional.
O uso de sons onomatopaicos, contos sonoros e jogos rítmicos contribui para a ampliação do repertório sensorial da criança, promovendo uma compreensão mais profunda e rica do mundo ao seu redor.
O desenvolvimento da musicalidade é uma meta central, oferecendo à criança a oportunidade de explorar diferentes aspectos da linguagem musical, como ritmo, melodia e harmonia.